quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Segurança e Higiene na Cozinha

Algumas dicas:

1. Se o óleo de cozinha pegar fogo, não jogue água e nem tente remover a panela do fogão, isto vai espalhar o fogo. Tape a panela com uma tampa ou utilize um extintor de incêndios adequado, caso você tenha um.



2. Para desinfetar alimentos deve-se usar o hipoclorito de sódio. Se for água sanitária, não pode ter amoníaco na sua constituição. O detergente não deve ser utilizado na lavagem de verduras, e outros alimentos. Por ser um produto químico pode deixar resíduos, comprometendo a qualidade do produto a ser servido bem como a saúde do comensal. Existem produtos e métodos adequados para a desinfecção de verduras, legumes e frutas.


3. A conservação dos alimentos aumentam sua vida útil, impedem que se cause doenças nas pessoas, e ainda previnem a contaminação e deterioração da comida. Utilizando-se da refrigeração, congelamento, cocção e esterilização, você vai ter alimentos sempre saudáveis.


4. Não deixe as panelas no fogão ou formas no forno ligado para fazer outras atividades fora da cozinha como, por exemplo, atender ao telefone. Além de queimar o alimento, pode-se também causar grandes acidentes, como incêndio.


5. Quando utilizar a panela de pressão procure acrescentar no mínimo de água necessário para que o líquido não seque antes do cozimento do alimento ou, do contrário, não transborde ao ferver, entupindo a válvula de segurança. Esta válvula age quando a pressão interna atinge um ponto perigoso. É muito importante mantê-la limpa e desentupida, para que o vapor saia livremente, evitando o risco de explosões.


6. Mantenha afastados panos de pratos, toalhas, potes plásticos ou outros objetos do botijão, da tampa do fogão e também de eletrodomésticos que emitam calor, como as torradeiras e grill. Com o calor liberado, eles podem derreter ou incendiar.


7. Sempre abra a porta do forno antes de acendê-lo. Desta forma, você não acumula gás na cavidade do aparelho e também pode verificar se a chama está realmente acesa. Esta simples dica pode salvar sua vida evitando o vazamento de gás e o risco de explosão.


8. Antes de serem colocados no microondas, nunca se esqueça de perfurar com um palito ou com um garfo todos os alimentos com casca ou película, como batatas, pimentões, ovos, salsichas, entre outros. Estes furinhos ajudam na saída dos vapores que se formam dentro deles. Caso contrário poderão explodir dentro do forno.


9. Para o cozimento prolongado de alimentos no microondas, dê preferência aos utensílios de vidro, cerâmica e porcelana refratários, eles suportam melhor e são mais resistentes à altas temperaturas.


10. Descarte os que possuam enfeites metálicos ou dourados, que podem causar faíscas no interior do forno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário